SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Leitura, escrita e livro: determinantes de práticas culturais e desenvoltura socialOdisseu e o silêncio das sereias: da virtude guerreira à virtude política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicada. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.55-60. ISSN 2317-0972.

Este artigo retoma a questão da disciplinarização do texto literário e da leitura literária pela prática escolar, ou seja, os modos com que passam a integrar historicamente a ordem de uma disciplina escolar - língua portuguesa (e, em alguns casos, a disciplina literatura) -, o que implica considerar os projetos curriculares que materializam as finalidades da escola e do ensino de língua/literatura, além dos modos com que esses projetos ganham corpo no contexto específico da prática didática. O foco nesses aspectos complementares permite levantar algumas hipóteses sobre as possibilidades didáticas de tratamento da leitura literária na escola brasileira da atualidade.

Palavras-chave : Aula de Língua; Leitura Literária; Texto Literário.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )