SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicadaA imagem da diferença: um estudo sobre a ilustração na literatura infantil contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

HERNANDES, Paulo Romualdo. Odisseu e o silêncio das sereias: da virtude guerreira à virtude política. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.61-67. ISSN 2317-0972.

Este artigo trata do sublime e mortífero canto poético, o canto das sereias, seu deleite e seu perigo. Aborda, ainda, no canto XII, da Odisseia, o momento em que o mais astuto dos generais gregos, Odisseu, o protegido da deusa da inteligência, Atena, prevenido/esclarecido pela deusa Circe, é amarrado à carlinga do barco para ouvir o canto das sereias e narrar para a posteridade o que se passou em Troia, ensinar para as gerações e gerações de gregos a virtude guerreira. Mas fala, sobretudo, do silêncio do canto poético na Polis, na República, de Platão, de primazia da razão, a busca pela virtude política.

Palabras clave : Canto das Sereias; Ensino/Educação; Virtude Guerreira; Virtude Política.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )