SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55A imagem da diferença: um estudo sobre a ilustração na literatura infantil contemporâneaPossibilidades de leitura na escola: o olhar de professores de diferentes disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

PIZARRO, Dione. Teatro e educação: da imersão no texto à emersão de subjetividades nos subtextos. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.75-83. ISSN 2317-0972.

Neste artigo apresento uma reflexão sobre a formação de leitores/autores a partir do fazer teatral e, lendo relatos de experiências com alunos de Ensino Fundamental, parto para pensar as práticas curriculares. Desse processo de reflexão, destaco algumas motivações que levam o teatro a aflorar afetividades quando da vivência do texto e do subtexto proporcionados pela prática teatral; e, portanto, acredito ser o teatro uma ferramenta eficaz quando nos propomos a uma formação integral e ética dos estudantes.

Palabras clave : Teatro; Leituras; Alteridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )