SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55A imagem da diferença: um estudo sobre a ilustração na literatura infantil contemporâneaPossibilidades de leitura na escola: o olhar de professores de diferentes disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

PIZARRO, Dione. Teatro e educação: da imersão no texto à emersão de subjetividades nos subtextos. LTP [online]. 2010, vol.28, n.55, pp.75-83. ISSN 2317-0972.

Neste artigo apresento uma reflexão sobre a formação de leitores/autores a partir do fazer teatral e, lendo relatos de experiências com alunos de Ensino Fundamental, parto para pensar as práticas curriculares. Desse processo de reflexão, destaco algumas motivações que levam o teatro a aflorar afetividades quando da vivência do texto e do subtexto proporcionados pela prática teatral; e, portanto, acredito ser o teatro uma ferramenta eficaz quando nos propomos a uma formação integral e ética dos estudantes.

Palavras-chave : Teatro; Leituras; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )