SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue56A mente, essa ninguém pode escravizar: Maria Firmina dos Reis e a escrita feita por mulheres no MaranhãoUm livro, diferentes modos de ler author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

GONZAGA, Marta Leardini; CASTANHO, Maria Eugênia  and  MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. A articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico- transformadora. LTP [online]. 2011, vol.29, n.56, pp.11-19. ISSN 2317-0972.

Este artigo discute a importância da articulação das dimensões política, ética e técnica no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso ocorra, os cursos de formação docente necessitam de propostas fundamentadas numa concepção que enxergue a educação e a formação humana como práticas constituídas pelas relações sociais. Buscamos apontar possíveis caminhos que subsidiem as práticas dos futuros docentes quando saírem para seus campos de atuação, campos esses não tão ideais como sonhados, mas permeados também por conflitos psicossociais, indiferenças e desmotivações.

Keywords : Formação Docente; Dimensões Técnica; Política e Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )