SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número56A mente, essa ninguém pode escravizar: Maria Firmina dos Reis e a escrita feita por mulheres no MaranhãoUm livro, diferentes modos de ler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GONZAGA, Marta Leardini; CASTANHO, Maria Eugênia  e  MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. A articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico- transformadora. LTP [online]. 2011, vol.29, n.56, pp.11-19. ISSN 2317-0972.

Este artigo discute a importância da articulação das dimensões política, ética e técnica no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso ocorra, os cursos de formação docente necessitam de propostas fundamentadas numa concepção que enxergue a educação e a formação humana como práticas constituídas pelas relações sociais. Buscamos apontar possíveis caminhos que subsidiem as práticas dos futuros docentes quando saírem para seus campos de atuação, campos esses não tão ideais como sonhados, mas permeados também por conflitos psicossociais, indiferenças e desmotivações.

Palavras-chave : Formação Docente; Dimensões Técnica; Política e Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )