SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número56A articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico- transformadoraLiteratura infantil: a palavra e a imagem se entrelaçando na história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Um livro, diferentes modos de ler. LTP [online]. 2011, vol.29, n.56, pp.27-35. ISSN 2317-0972.

Este trabalho objetiva apresentar modos de ler de leitores distintos, denominados aqui guardadores de seu primeiro material de leitura, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura em diferentes tempos e lugares. A partir do depoimento de pessoas acima de cinquenta anos que relatam suas experiências de leitura ocorridas e vivenciadas com/sobre um objeto -livro, o presente trabalho questiona o que as práticas ledoras efetuadas em ambientes escolares e não escolares podem revelar e desencadear no leitor no decorrer do tempo. Embasado nas concepções de Darnton e de Chartier a respeito da história da leitura e do livro, o texto procura discutir questões como a materialidade do impresso e as práticas de leitura que o acompanham.

Palabras clave : Livro; Leitura; Leitor; Modos de Ler.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )