Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
FERNANDES, Adriana Hoffmann. O contar como narrativa das leituras feitas: Meu avô sabe contar muita história porque ele lia muito”. LTP [online]. 2011, vol.29, n.56, pp.44-51. ISSN 2317-0972.
Este texto traz alguns dos resultados de uma tese desenvolvida por intermédio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em quatro campos de pesquisa: um espaço cultural, uma escola pública, uma particular e um blog. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de sete a onze anos que participaram de oficinas de troca e produção de narrativas nesses campos; de coleta de posts no blog; e de entrevistas posteriores. O estudo justifica- se pela importância de entendimento do contexto vivido pelas crianças em sua relação com as narrativas e com os modos de narrar da atualidade. O “contar como narrativa das leituras feitas” foi um dos aspectos que sobressaíram na pesquisa, e esta análise dialoga com Walter Benjamin, em seus conceitos de narrativa e experiência, buscando perceber como se constituem as narrativas e as experiências das crianças em diferentes momentos do contar histórias nos campos pesquisados.
Palavras-chave : Narrativas; Leitura; Infância.