SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número56O contar como narrativa das leituras feitas: Meu avô sabe contar muita história porque ele lia muito”As diversas mídias e o uso do celular na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Um estudo sobre Compêndio de literatura infantil: para o 3o ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho. LTP [online]. 2011, vol.29, n.56, pp.53-59. ISSN 2317-0972.

Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil, apresentam -se resultados da análise da configuração textual de Compêndio de literatura infantil: para o 3o ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915 -2008). Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esse manual de ensino foi o primeiro do gênero publicado no Brasil e nele se encontra um conjunto de saberes relativos à literatura infantil, considerados necessários para a formação do professor primário, que foram sendo gradativamente estruturados, de acordo com os programas oficiais de ensino, e contribuíram para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos normais primários no Brasil

Palavras-chave : Ensino da Literatura Infantil; Formação de Professores; Compêndio de Literatura Infantil; Bárbara Vasconcelos de Carvalho; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )