SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Envolver para desenvolver: por uma política de dinamização da leitura a partir das bibliotecas escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

ARENA, Dagoberto Buim. Alunos, professores e bibliotecários: uma rede a ser construída. LTP [online]. 2011, vol.29, n.57, pp.10-17. ISSN 2317-0972.

O artigo analisa, inicialmente, os dados de pesquisa sobre leituras de professores e bibliotecas escolares do Oeste Paulista, concluída em 2009. Em seguida aborda os problemas estruturais que impedem o efetivo funcionamento das bibliotecas, entre eles a desconsideração pela função do bibliotecário escolar, apesar dos dispositivos legais recentes, importantes, mas ambíguos. Posteriormente, propõe a reconfiguração do conceito de biblioteca e de sua organização com a incorporação da sala de informática, atualmente dela apartada e com maior aporte estrutural e financeiro. Finalmente, o autor mostra ser necessário rever, além do conceito de biblioteca, o ensino do ato de ler, para compreendê- lo como ato cultural a ser apropriado pelas novas gerações no interior das escolas e de suas renovadas bibliotecas, com a presença imprescindível do bibliotecário.

Palavras-chave : Biblioteca Escolar; Bibliotecário Escolar; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )