SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Envolver para desenvolver: por uma política de dinamização da leitura a partir das bibliotecas escolaresAfetividade e o processo de constituição do leitor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

BARBOSA, Marinalva Vieira. Ensino da leitura e formação do professor mediador. LTP [online]. 2011, vol.29, n.57, pp.28-37. ISSN 2317-0972.

O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre a formação do professor mediador e o desenvolvimento das práticas de leitura na escola. Para tanto, foram eleitos discursos de professores sobre as dificuldades que cercam o ensino e a aprendizagem da leitura. Três tipos de discursos são analisados: aqueles em que os professores apresentam um diagnóstico sobre as dificuldades de seus alunos; os que revelam suas próprias dificuldades para ensinar o aluno a ler; e, por fim, os discursos sobre como se dá o ensino da leitura. Os dados analisados resultaram de pesquisas desenvolvidas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, de 2003 a 2010. A partir das análises, assumo a hipótese de que a formação do professor mediador ainda continua sendo um dos grandes desafios a serem enfrentados no interior dos cursos de licenciaturas. A concepção dialógica de linguagem e sujeito, conforme defendida por Bakhtin, é mobilizada como ponto de sustentação desta reflexão.

Palavras-chave : Leitura; Mediação; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )