SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue58Modos de ler e estratégias para ler: crianças: leitura e literatura infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

BUTTLE, Max. Compreensão e interpretação literárias: duplo risco, da escola ao liceu. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.05-15. ISSN 2317-0972.

O exame dos problemas de compreensão e de interpretação dos textos literários, da escola ao liceu,2 pode ser um bom indicador das diferenças culturais entre e primeiro e o segundo graus. As variações no modo de abordagem dos problemas cognitivos nos textos oficiais, nas representações dos professores, nas práticas das salas de aula refletem um desconhecimento frequente de continuidades que, entretanto, existem; elas se baseiam em concepções diferentes dos ensinos da leitura e da literatura e correm o risco, afinal, de acentuar suas rupturas. Pesquisas, experiências, inovações permitem, contudo, explorar, nesse contexto, novas vias para assegurar uma continuidade, apesar da necessidade de certas rupturas.

Keywords : .

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )