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Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões  e  SOUZA, Renata Junqueira de. Modos de ler e estratégias para ler: crianças: leitura e literatura infantil. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.16-24. ISSN 2317-0972.

Este texto promove duas ações reflexivas que se pretendem complementares: a primeira é discutirmos em que medida podemos viabilizar a formação de leitores no primeiro ciclo de ensino fundamental (1o ao 5o ano) em face da criação da necessidade de ler literatura infantil. Para tanto, buscamos o diálogo com os norte -americanos, como Hampton & Resnick (2008), Harvey & Goudvis (2007), Fisher, Frey & Lapp (2009), que nos apresentam princípios e pressupostos teórico-metodológicos para esse trabalho pautado no ensino das estratégias de leitura, a fim de que possamos criar situações propícias para o aprendizado, desenvolvimento e formação da competência leitora. Em outra frente, analisamos resultados de pesquisa de campo - de abordagem etnográfica - à luz da teoria estudada. Trata -se de parte da análise dos dados da terceira fase da pesquisa Literatura na escola: espaços e contextos − a realidade brasileira e portuguesa, que versa sobre o letramento literário. Em sua frente realizada no Brasil, a pesquisa analisa conceitos e práticas de professores da rede pública de ensino do oeste do estado de São Paulo, cujas ações estão direcionadas a contribuir para o reordenamento das políticas públicas de leitura, a fim de que, cada vez mais, um maior número de crianças possa ter acesso ao texto literário. Considerando parte dos resultados eleitos a serem divulgados neste artigo, podemos afirmar que: para os professores que, no tateio dessa abordagem do ensino das estratégias de leitura, buscaram uma implementação contextualizada e adequada ao aprendizado da leitura da literatura infantil à realidade de seus alunos, comprovamos, corroborando com essa proposta, o quanto as crianças sentem -se capazes e ativas em seu processo de apropriação da leitura literária, tacitamente, lutando por seu processo de humanização no/do letramento literário

Palavras-chave : : Leitura; Formação de Leitores; Letramento Literário; Literatura Infantil.

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