SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número58Modos de ler e estratégias para ler: crianças: leitura e literatura infantilA escrita soberana de um palhaço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

DIKSON, Dennys  e  OLIVEIRA, Eduardo Calil de. O manuscrito escolar de histórias em quadrinhos: a imagem -texto na construção do tópico discursivo. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.16-24. ISSN 2317-0972.

Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teórico -metodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém -alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatamos que o tópico discursivo construído pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.

Palavras-chave : Processo de Criação; Tópico Discursivo; Relação Imagem -Texto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )