SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número58Escola e leitura: Carlos Drummond de Andrade no livro didáticoDiscurso, texto e leitura: espaço de (des)encontros do leitor com o autor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

DELLISA, Paula Roberta Rocha  y  LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Práticas de leitura na família e na escola. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.60-66. ISSN 2317-0972.

A partir da ideia de que a família é um dos elementos principais na inserção da criança na cultura letrada, o presente trabalho estudou as relações da família com as práticas de leitura/escrita, no contexto de um grupo de crianças com queixas de dificuldades escolares que frequentam um serviço de fonoaudiologia. Pretendeu -se conhecer as atitudes da família e sua visão sobre a escrita, por meio da análise dos encontros realizados semanalmente, no mesmo horário em que as crianças participavam dos grupos de leitura e escrita. Foram conduzidas dezessete sessões de uma hora cada. A análise considerou os discursos dos sujeitos durante os encontros e os registros em diário de campo. Foi possível concluir que os encontros permitiram a emergência de experiências pessoais com a leitura/escrita e de sentimentos relacionados a elas, assim como mudanças na compreensão das dificuldades que as crianças enfrentam na aquisição da leitura e da escrita

Palabras clave : Linguagem; Família; Aprendizagem; Lenguaje; Familia;; Aprendizaje.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )