SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número58Práticas de leitura na família e na escolaA arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

NAVARRO, Pedro. Discurso, texto e leitura: espaço de (des)encontros do leitor com o autor. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.67-76. ISSN 2317-0972.

Neste texto, refletimos sobre aspectos relacionados à prática da leitura no contexto escolar, atentando para os seguintes pontos: a) a leitura é o espaço/momento de interação entre autor e leitor, os quais são mediados pelo texto; b) leitor competente (a escola precisa formar leitores capazes de fazer uma leitura satisfatória dos textos que lhes são oferecidos); c) níveis de leitura de um texto (há um nível X a que os alunos precisam chegar). Considerando a impossibilidade de os sujeitos controlarem o sentido de suas palavras ou conseguirem apreender um sentido que seria a expressão daquilo que, supostamente, o autor de um texto tencionou produzir, problematizamos a ideia de interação na leitura, com base nas noções de função -autoria e de função -leitora. Advogamos a favor de uma prática de leitura que considere o contexto mais amplo de produção da linguagem, que é o discurso.

Palavras-chave : chave: Discurso; Prática de Leitura; nteração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )