SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número58Discurso, texto e leitura: espaço de (des)encontros do leitor com o autorA atividade de leitura e escrita e o desenvolvimento da imaginação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.77-85. ISSN 2317-0972.

Este trabalho propõe uma análise crítica das práticas artísticas na Educação Infantil. Ancorado na concepção de desenvolvimento humano de Vigotski e na concepção de linguagem de Bakhtin, discute algumas questões que se tornam relevantes quando se toma a arte efetivamente como uma forma de linguagem. Entre os pontos levantados, destacam -se as discussões sobre a importância das interações sociais e das questões de significação no trabalho com arte. A partir dessa análise, é possível pensar em caminhos mais integradores para a arte nesse contexto educativo, nos quais as linguagens artísticas sejam abordadas em total cumplicidade com as questões mais fundamentais do processo educacional.

Palavras-chave : Linguagens Infantis; Arte -Educação; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )