SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número58A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

MILLER, Stela. A atividade de leitura e escrita e o desenvolvimento da imaginação. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.86-93. ISSN 2317-0972.

Este artigo tem por objetivo pôr em discussão a importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento da imaginação criadora da criança. Compreende a imaginação como um meio de organização dos conteúdos próprios do imaginário (ideias, emoções, percepções, modos de ver e sentir o mundo), de onde se alimenta, retirando daí os elementos que são reelaborados pela atividade do sujeito de modo a constituir com eles um produto original. No decorrer do texto, apresentamos algumas propostas de como realizar um trabalho pedagógico com a prosa de ficção e a poesia, objetivando o desenvolvimento da imaginação criadora do aluno. Consideramos que o trabalho com textos literários constitui -se como uma via para a mobilização do conteúdo “armazenado” no imaginário do aluno ao longo de sua existência, e sua organização em produções criativas, o que lhe permitirá apropriar -se de aprendizagens que levam ao desenvolvimento de capacidades fundamentais ao seu processo de humanização.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Aprendizagem; Imaginação Criadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )