SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59Falando e escrevendo sobre a criação mútua do curriculum e dos professoresProdução textual na escola e nas redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

FERRAREZI, Ludmila  e  ROMAO, Lucília Maria Sousa. A biblioteca escolar na rede eletrônica: movimentos discursivos. LTP [online]. 2012, vol.30, n.59, pp.17-25. ISSN 2317-0972.

O objetivo desse trabalho é investigar o discurso eletrônico para analisar como sujeitos constituem sentidos sobre a biblioteca escolar. Para tanto, mobilizamos os conceitos propostos por Michel Pêcheux, para compreender como o processo discursivo é inscrito na língua, e não simplesmente para extrair os sentidos do texto. A partir desse referencial, buscamos inscrever outros gestos de leitura e interpretação, escutar os sentidos já-ditos que sustentam todo dizer e que, através da ideologia, parecem ser evidentes, além daqueles que rompem com a estrutura, instalando o novo, o diferente. Por fim, interessa-nos interpretar um corpus coletado em dois blogs, cujos recortes mostram que a Internet é um espaço aberto à circulação de sentidos plurais em movimento constante, assim como os sujeitos

Palavras-chave : Discurso; Internet; Biblioteca Escolar.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )