SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59A biblioteca escolar na rede eletrônica: movimentos discursivosAs diferentes censuras: leitoras e leituras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

PAIXAO, Sergio Vale da  e  MAFRA, Núbio Delanne Ferraz. Produção textual na escola e nas redes sociais. LTP [online]. 2012, vol.30, n.59, pp.26-37. ISSN 2317-0972.

Este texto aborda práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa e suas interfaces com práticas de produção textual dos alunos na internet, tendo em vista a utilização por eles das redes sociais de relacionamento de forma frequente e fora do contexto escolar. Busca-se aproximar essas duas realidades, a da escola e a do meio virtual, com vistas ao desenvolvimento das competências discursivas e ao letramento discente. Esta pesquisa está ancorada em estudos sobre práticas escolares de leitura e escrita em consonância com a análise das tecnologias de informação e comunicação, somados aos fundamentos teóricos de pesquisas sobre interação. Foram analisadas produções escritas de alunos do 3º ano do Ensino Médio, tanto aquelas orientadas pelo professor no ambiente da escola, quanto as produzidas por eles nas redes sociais.

Palavras-chave : Produção de Textos; Letramento Digital; nteração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )