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Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GARCIA, André Ming. A narrativa de processos de formação e os ritos de passagem na literatura infantil e juvenil brasileira: o exemplo de O homem do violão quebrado. LTP [online]. 2012, vol.30, n.59, pp.49-54. ISSN 2317-0972.

No presente artigo, pretende-se salientar algumas características do que denominaremos “narrativas de processos de formação (e ritos de passagem)” na Literatura Infantil e Juvenil, em referência a obras que apresentam, malgrado suas semelhanças com os romances de viagem e de formação, determinadas características que lhes são próprias, da ordem de sua relativa brevidade e a relativamente pouca abrangência do período e quantidade de peripécias retratadas, o retrato da busca da personagem principal pela sua própria identidade e o desejo de tomar decisões, fazer-se ouvir e ser responsável pelos ditames de seu próprio caminho a tomar. Para tal, tomar-se-á como exemplo a narrativa O homem do violão quebrado, de Camilla Cerqueira Cesar, e serão sublinhadas as suas relações de intertexto com um clássico do gênero, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Palavras-chave : Literatura Infantil e Juvenil; Literatura Comparada; Narrativa de Processos de Formação; Camilla Cerqueira Cesar; Helena Alexandrino.

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