SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Teatro jesuíta na América PortuguesaOs conflitos interpessoais e as regras na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

FERRACO, Carlos Eduardo. Currículos, culturas e cotidianos escolares: afirmando a complexidade e a diferença nas redes de conhecimentos dos sujeitos praticantes. LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.81-103. ISSN 2317-0972.

Resumo Este texto tem como interesse problematizar os currículos realizados nos cotidianos de escolas públicas municipais de Vitória/es, envolvendo as teorias práticas de educadores e estudantes inventadas a partir das relações que estabelecem entre currículo e cultura, objetivando, com esses sujeitos praticantes, afirmar a complexidade e a diferença como potências para a ampliação de seus conhecimentos. O destaque dado às relações entre currículo e cultura resulta da nossa condição de pesquisadores com os cotidianos: foi- -nos possível perceber que, mesmo quando engajados em projetos que visam a combater a discriminação, educadores e estudantes continuam produzindo outras tantas formas de exclusão, ao mesmo tempo em que, no anonimato do cotidiano, inventam táticas de sobrevivência inspiradas em micro resistências que fundam micro liberdades. Assim, compreender as redes tecidas entre cultura e currículo requer problematizar as teorias práticas inventadas durante os próprios movimentos de tessitura das redes. Compreendendo que somente a partir da problematização dos diferentes contextos da educação municipal é possível entender a potência da dimensão de complexidade das escolas, elegemos como questões desafiadoras: a) a associação de currículo à proposta curricular e à pedagogia de projetos culturais; b) a ênfase nas ideias de cultura local, identidade cultural, originalidade, tradição e diversidade cultural; c) a associação linear de cultura a folclore, hábitos...; d) a ênfase no currículo turístico, pautado no calendário das datas comemorativas; e) a proposição de ações educativas envolvendo temas como violência, religião, sexualidade, família..., fortalecendo uma visão redentora de cultura; f) a invenção anônima de táticas estratégias que subvertem as tentativas de padronização das noções de currículo e cultura dos textos prescritivos, caracterizando as dimensões de política, complexidade e de permanente indeterminação dos cotidianos escolares.

Palavras-chave : Currículo; Cultura; Redes; Cotidiano; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )