SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60Interpersonal Conflicts and School RulesConsiderations on relations between readers’ preparation and production of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

CAVALLARI, Juliana Santana. Leitura como acontecimento: sentidos que emanam de materiais didáticos de língua inglesa. LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.137-150. ISSN 2317-0972.

Resumo Este estudo se propõe a desvelar alguns discursos e vozes que atribuem sentidos e efeitos de verdade à materialidade posta em livros didáticos voltados para o ensino da Língua Inglesa (li), sobretudo os importados e largamente utilizados em nosso país. Para tanto, buscou-se resgatar, com base na perspectiva discursivo-desconstrutivista, a presença da ideologia fundadora e pilar da civilização norte-americana para, posteriormente, observar e compreender de que modo essa ideologia aparece e é reforçada nos materiais didáticos analisados. Fez-se necessário, ainda, mobilizar alguns conceitos que permeiam o processo de ensino-aprendizagem de línguas, tais como: cultura, aculturação, etnocentrismo e ideologia. A análise apresentada salienta a relação indissociável entre língua, cultura e ideologia que atua na construção dos sentidos, suscitando posicionamentos etnocêntricos e de aculturação que podem interferir negativamente no processo de aprendizagem de li. Observou-se, no material analisado, que o modo de ver e de representar a cultura e língua do outro provoca efeitos na constituição subjetiva do sujeito-aluno

Keywords : Livro Didático de Língua Inglesa; Gestos de Interpretação; Subjetividade; Perspectiva Discursivo-Desconstrutivista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )