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Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

CAVALLARI, Juliana Santana. Leitura como acontecimento: sentidos que emanam de materiais didáticos de língua inglesa. LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.137-150. ISSN 2317-0972.

Resumo Este estudo se propõe a desvelar alguns discursos e vozes que atribuem sentidos e efeitos de verdade à materialidade posta em livros didáticos voltados para o ensino da Língua Inglesa (li), sobretudo os importados e largamente utilizados em nosso país. Para tanto, buscou-se resgatar, com base na perspectiva discursivo-desconstrutivista, a presença da ideologia fundadora e pilar da civilização norte-americana para, posteriormente, observar e compreender de que modo essa ideologia aparece e é reforçada nos materiais didáticos analisados. Fez-se necessário, ainda, mobilizar alguns conceitos que permeiam o processo de ensino-aprendizagem de línguas, tais como: cultura, aculturação, etnocentrismo e ideologia. A análise apresentada salienta a relação indissociável entre língua, cultura e ideologia que atua na construção dos sentidos, suscitando posicionamentos etnocêntricos e de aculturação que podem interferir negativamente no processo de aprendizagem de li. Observou-se, no material analisado, que o modo de ver e de representar a cultura e língua do outro provoca efeitos na constituição subjetiva do sujeito-aluno

Palavras-chave : Livro Didático de Língua Inglesa; Gestos de Interpretação; Subjetividade; Perspectiva Discursivo-Desconstrutivista.

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