SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60Reading as an event: meanings which emerge from student’s English booksFrom “read” to “written”:: how hard it is not to say someone else’s words author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

EUFRASIO, Daniela Aparecida. Reflexões sobre a imbricação entre formação de leitores e produção de conhecimento. LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.137-150. ISSN 2317-0972.

Resumo Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns argumentos e objetos de acordo (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2002) presentes em dissertações de mestrado que abordam o ensino de Língua Portuguesa. Objetivamos, com isso, avaliar que argumentos são recorrentes na produção de conhecimento sobre ensino de português e que objetos de acordo comparecem como presumidamente aceitos nessas dissertações. Nesse viés de discussão, apresentamos reflexões sobre a formação de leitores na época atual e a produção do conhecimento no âmbito universitário, focalizando as relações entre “o que foi lido” e “o que se fez com o que se leu”. Por fim, apresentamos alguns aspectos a serem considerados na formação de leitores que não se limitem à reprodução do que já está em circulação.

Keywords : Palavras-chave: Formação de Leitores; Produção de Conhecimento; Ensino de Língua Portuguesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )