SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Leitura como acontecimento: sentidos que emanam de materiais didáticos de língua inglesaDo lido ao escrito: o trabalho de não dizer as palavras do outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

EUFRASIO, Daniela Aparecida. Reflexões sobre a imbricação entre formação de leitores e produção de conhecimento. LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.137-150. ISSN 2317-0972.

Resumo Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns argumentos e objetos de acordo (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2002) presentes em dissertações de mestrado que abordam o ensino de Língua Portuguesa. Objetivamos, com isso, avaliar que argumentos são recorrentes na produção de conhecimento sobre ensino de português e que objetos de acordo comparecem como presumidamente aceitos nessas dissertações. Nesse viés de discussão, apresentamos reflexões sobre a formação de leitores na época atual e a produção do conhecimento no âmbito universitário, focalizando as relações entre “o que foi lido” e “o que se fez com o que se leu”. Por fim, apresentamos alguns aspectos a serem considerados na formação de leitores que não se limitem à reprodução do que já está em circulação.

Palavras-chave : Palavras-chave: Formação de Leitores; Produção de Conhecimento; Ensino de Língua Portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )