SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Reflexões sobre a imbricação entre formação de leitores e produção de conhecimentoPalavra como objeto: experimentações do texto- oral na relação com um corpo em performance índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

FAIRCHILD, Thomas Massao. Do lido ao escrito: o trabalho de não dizer as palavras do outro. LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.151-165. ISSN 2317-0972.

Supondo que a universidade seja, de fato, um lugar onde se lê muito, discute- se o trabalho necessário para que um sujeito transite da posição conferida a ele pelo que ele leu para uma posição em que possa produzir novas leituras. Situa-se essa discussão no campo das disciplinas de estágio em licenciaturas em Língua Portuguesa, e no problema mais específico que consiste, para o professor em formação, em colocar aquilo que ele já conhece a serviço de um entendimento mais sólido da escola e do engendramento de sua própria docência. Nesse contexto, considera-se o “lido”, em primeiro lugar, como o cabedal resultante do fato de se ter lido (supostamente) um conjunto de obras que fundamentam as diferentes disciplinas da área de Letras. A passagem do “lido” ao “escrito” consiste nas tentativas de se dizer algo a partir de uma experiência de estágio, sem que isto resulte apenas em dizer as palavras dos outros. Considera-se que este trabalho não é, exatamente, o de mobilizar teorias para dar trato a dados supostamente brutos oriundos da realidade escolar. O que o estagiário encontra na escola é quase sempre uma realidade já recortada e organizada pela cultura escolar. Antes de se chegar à produção de um dado analisável, portanto, é necessário produzir uma leitura ou uma desconstrução daquilo que já se apresenta como tendo sentido. Para exemplificar esse problema, discute-se um relatório de um aluno de Letras que se propôs a pesquisar, em seu estágio, o diagnóstico clínico (TDAH) dado a um aluno do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : Leitura; Formação de Professores; Língua Portuguesa; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )