SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61A remidiação de sininho: explorando os fundamentos da transmídia em um sistema narrativo secularA escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

MURCE FILHO, Newton Freire. Mudanças na estrutura familiar em livros infantis canadenses e brasileiros altamente recomendados. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.15-61. ISSN 2317-0972.

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um projeto de pesquisa sobre livros literários para crianças altamente recomendados, produzidos no Canadá e no Brasil recentemente. O projeto foi realizado com apoio do Governo do Canadá, por meio do Understanding Canada Program. Duas instituições canadenses tiveram papel importante na investigação inicial: The Canadian Children’s Book Centre (CCBC), em Toronto, e The Centre for Research in Young People’s Texts and Cultures (CRYTC), da Universidade de Winnipeg, em Winnipeg. No Brasil, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) constituiu fonte importante de pesquisa. Os objetivos principais do projeto são: investigar livros canadenses literários para crianças, recentemente publicados e recomendados, tendo como foco de atenção os modos como estariam representadas mudanças na estrutura familiar, especialmente no que concerne à figura do pai; identificar possíveis semelhanças e diferenças entre livros infantis canadenses e brasileiros, também recentes e recomendados.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Estrutura Familiar; Canadá/Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )