SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61Changes in family structure in highly recommended Canadian and Brazilian children’s booksReflexive writings in mathematics teacher training. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

NACARATO, Adair Mendes. A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.63-79. ISSN 2317-0972.

Resumo No presente artigo apresento resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sob minha orientação e que têm como foco as questões relativas à escrita nas aulas de matemática da escola básica. Parto das discussões sobre as atuais necessidades de inserir novas perspectivas metodológicas em sala de aula, com ênfase nas práticas de letramento, aqui consideradas como práticas sociais pautadas em gêneros escritos. Discuto também a importância da escrita para a formação do pensamento matemático. Finalizando o texto, apresento alguns gêneros textuais utilizados por professores que ensinam matemática e destaco as potencialidades de cada gênero

Keywords : Escrita nas Aulas de Matemática; Gêneros Textuais; Letramento Matemático Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )