SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Mudanças na estrutura familiar em livros infantis canadenses e brasileiros altamente recomendadosEscritas reflexivas na formação de professores de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

NACARATO, Adair Mendes. A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.63-79. ISSN 2317-0972.

Resumo No presente artigo apresento resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sob minha orientação e que têm como foco as questões relativas à escrita nas aulas de matemática da escola básica. Parto das discussões sobre as atuais necessidades de inserir novas perspectivas metodológicas em sala de aula, com ênfase nas práticas de letramento, aqui consideradas como práticas sociais pautadas em gêneros escritos. Discuto também a importância da escrita para a formação do pensamento matemático. Finalizando o texto, apresento alguns gêneros textuais utilizados por professores que ensinam matemática e destaco as potencialidades de cada gênero

Palavras-chave : Escrita nas Aulas de Matemática; Gêneros Textuais; Letramento Matemático Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )