SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61Writing in mathematics classes: diversity of note taking and their strengths(Auto)Biographies and cultural reading practices: rural school screams, resistances and hearings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

SOUSA, Maria do Carmo de. Escritas reflexivas na formação de professores de matemática. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.81-95. ISSN 2317-0972.

As escritas reflexivas permitem que se possam compreender os discursos pedagógicos norteadores das práticas escolares de licenciandos e de professores da Educação Básica que ensinam Matemática, revelando as aprendizagens que ocorrem durante o processo de constituírem-se profissionais do ensino. Assim, com o objetivo de contribuir para o debate sobre o papel das escritas reflexivas na formação de professores, apresentaremos alguns contextos de ensino e de pesquisa que promovem vivências com escritas e as aprendizagens explicitadas pelos licenciandos e professores, enquanto se formam. As escritas indicam que as aprendizagens de licenciandos e de professores da Educação Básica não se restringem apenas aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes ao ensino de conceitos matemáticos. Estão relacionadas à visão de mundo, de escola e de homem que está sendo educado no cenário atual.

Keywords : Formação de Professores; Narrativas de Formação; Postura Investigativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )