SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades(Auto)Biografias e práticas culturais de leitura: gritos, resistências e escutas das escolas rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

SOUSA, Maria do Carmo de. Escritas reflexivas na formação de professores de matemática. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.81-95. ISSN 2317-0972.

As escritas reflexivas permitem que se possam compreender os discursos pedagógicos norteadores das práticas escolares de licenciandos e de professores da Educação Básica que ensinam Matemática, revelando as aprendizagens que ocorrem durante o processo de constituírem-se profissionais do ensino. Assim, com o objetivo de contribuir para o debate sobre o papel das escritas reflexivas na formação de professores, apresentaremos alguns contextos de ensino e de pesquisa que promovem vivências com escritas e as aprendizagens explicitadas pelos licenciandos e professores, enquanto se formam. As escritas indicam que as aprendizagens de licenciandos e de professores da Educação Básica não se restringem apenas aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes ao ensino de conceitos matemáticos. Estão relacionadas à visão de mundo, de escola e de homem que está sendo educado no cenário atual.

Palavras-chave : Formação de Professores; Narrativas de Formação; Postura Investigativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )