SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Escritas reflexivas na formação de professores de matemáticaA sala de aula em cena: imagem e narrativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

SOUZA, Elizeu Clementino de  e  RIBEIRO, Neurilene Martins. (Auto)Biografias e práticas culturais de leitura: gritos, resistências e escutas das escolas rurais. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.97-111. ISSN 2317-0972.

O texto discute questões concernentes às pesquisas (auto)biográficas no campo educacional brasileiro e suas interfaces com as práticas de formação de leitores na escola, ao tomar narrativas biográficas de professoras atuantes em territórios rurais, a partir de cenas recortadas de leitura, na perspectiva da reinvenção dos tempos da leitura no cotidiano escolar de classes multisseriadas. Escolas rurais do território da Chapada Diamantina compõem o cenário no qual as docentes parecem transgredir o trato usual dado à literatura, como um dos dispositivos de superação de silenciamentos em contraposição a currículos tradicionais na abordagem dos textos literários. Tomamos entrevistas narrativas como fonte, para que pudéssemos apreender movimentos que forjam tais práticas, especialmente no contexto da educação rural/multisseriação, como forma de enfrentamento, através de gritos, resistências e escutas, das diversas ruralidades que configuram os territórios rurais do Brasil/Bahia. As narrativas possibilitam entrever aberturas nas condições institucionais adversas do trabalho do professor indicando possíveis desafios que enfrentam as docentes e os alunos na reconceitualização do trabalho com a literatura e com as práticas culturais de leitura.

Palavras-chave : Pesquisas (Auto)Biográficas; Práticas Culturais de Leitura; Formação de Leitores; Escolas Rurais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )