SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61(Auto)Biografias e práticas culturais de leitura: gritos, resistências e escutas das escolas ruraisA través del ojo de la cerradura: el voyeurismo, la fotografía y la ruina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

GUIMARAES, Leandro Belinaso. A sala de aula em cena: imagem e narrativasThe classroom scene: image and narratives. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.113-123. ISSN 2317-0972.

O artigo aborda os modos como podemos ler cenas de sala de aula, através das imagens que estudantes em formação inicial para a docência produzem das suas próprias práticas pedagógicas, no decorrer do estágio supervisionado no ensino de ciências. O texto pretende pensar modos de leitura que não submetam a imagem à narrativa, ou vice-versa. Nessa direção, indaga-se sobre o que se potencializa ver na sala de aula em cena, quando, na leitura da imagem, tiramos do foco seu caráter de registro, de ilustração de uma prática pedagógica. O artigo articula-se a uma pesquisa sobre imagem, ambiente e educação, com inspiração no campo dos estudos culturais. O ensaio é tecido argumentativamente a partir de uma única imagem, produzida por professores de ciências e de biologia em formação inicial.

Palabras clave : Imagem; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )