SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Encuentro con las diferencias en la educación infantil: niños y niñas en las fronteras del género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? Educação não é escolarização... Principalmente quando se trata da educação da pequena infância. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.153-168. ISSN 2317-0972.

Frente à crescente institucionalização das crianças pequenas, nos centros urbanos, cabe indagar: qual é a educação infantil oferecida às crianças? A provocação contida na proposição Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? faz percorrer dois caminhos de análise: aquele que relaciona as instituições e propostas para a pequena infância a diferentes concepções de infância e interesses; e um segundo, que levanta posições e constata a ambiguidade em relação ao que pode ser melhor para as crianças pequenas na educação infantil. O texto é finalizado com a reafirmação de que os espaços de educação infantil são o principal locus de experiência social das crianças pequenas, onde, com seus pares e com os adultos, (re)produzem culturas, constituindo a identidade dessa etapa da educação básica.

Palabras clave : Educação Infantil; Concepções de Infância; Culturas Infantis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )