SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Encuentro con las diferencias en la educación infantil: niños y niñas en las fronteras del géneroInfância e resistência: resistir a quê? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

GOBBI, Marcia Aparecida. E quando a inclusão excludente é com crianças de 0 a 12 anos? Infância e resistência. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.185-197. ISSN 2317-0972.

Tendo como inspiração alguns textos do poeta, estudioso da infância e desenhista Mário de Andrade, o presente artigo busca refletir, a partir dos desenhos criados por meninas e meninos, quais resistências estão presentes e são inventadas por eles e elas em seu cotidiano. Nos desenhos compreendidos como exercício cotidiano de vida, artefatos culturais e fontes documentais, encontram-se traços de infâncias que criam e mostram-se em diferentes culturas. Provocam a pensar sobre atos que excluem crianças e suas lógicas, ainda tão desconhecidas

Palabras clave : Resistência; Desenhos de Crianças; Infância.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )