SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas nas fronteiras de gêneroInfância e resistência: resistir a quê? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GOBBI, Marcia Aparecida. E quando a inclusão excludente é com crianças de 0 a 12 anos? Infância e resistência. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.185-197. ISSN 2317-0972.

Tendo como inspiração alguns textos do poeta, estudioso da infância e desenhista Mário de Andrade, o presente artigo busca refletir, a partir dos desenhos criados por meninas e meninos, quais resistências estão presentes e são inventadas por eles e elas em seu cotidiano. Nos desenhos compreendidos como exercício cotidiano de vida, artefatos culturais e fontes documentais, encontram-se traços de infâncias que criam e mostram-se em diferentes culturas. Provocam a pensar sobre atos que excluem crianças e suas lógicas, ainda tão desconhecidas

Palavras-chave : Resistência; Desenhos de Crianças; Infância.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )