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Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

MACHADO, Terezinha Maher. Definições de infância na Amazônia ocidental indígena: a perspectiva local e o etnocentrismoDefinitions of infancy in indigenous occidental Amazonia: the local perspective and ethnocentrism. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.237-254. ISSN 2317-0972.

Meu objetivo, neste texto, é examinar algumas representações de um grupo de professores indígenas que estão conduzindo investigações de cunho sociolinguísticos em suas aldeias, de modo a terem subsídios para implementar políticas linguísticas capazes de assegurar a continuidade de suas línguas tradicionais. O foco de análise recairá, dentre outras questões, sobre algumas visões conflitantes entre os modos como esses professores e suas formadoras não-indígenas definem a categoria “infância”, categoria essa contemplada em um dos instrumentos de pesquisa por eles utilizados. Além de argumentar que a não consideração dessas diferenças de perspectivas pode constituir obstáculo importante em processos de formação de professores-pesquisadores indígenas, pretendo chamar a atenção para o fato de que, por um lado, a categoria local precisa ser sempre lida com parcimônia e, por outro, que o conceito de etnocentrismo nem sempre é suficiente para explicar todos os complexos problemas de que se investem as relações interculturais

Palabras clave : Professores-Pesquisadores Indígenas; Descolonização Metodológica; Interculturalidade.

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