SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen  y  SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Meninas em jogos de meninos: um estudo de caso na literatura infantil brasileira. LTP [online]. 2014, vol.32, n.62, pp.43-57. ISSN 2317-0972.

A partir de estudos sobre literatura infantil e estudos de gênero, este entendido como marca identitária construída social e culturalmente, o objetivo do artigo é analisar, em livros infantis, o potencial de subversão das representações de gênero em relação a um esporte tradicionalmente definidor da masculinidade: o futebol, e de uma brincadeira correlata: o jogo de bolitas. Tal contestação se concretiza em tramas com protagonistas meninas jogadoras de futebol ou de bolita, cujo conflito narrativo se constrói na luta por espaços femininos em tais práticas. Analisam-se as obras Nariz em pé, Joana Banana e Menina não entra, observando-se que elas apresentam passagens marcadas por um viés formativo que foge a padrões estéticos. Por fim, verifica-se a forma de filiação das obras analisadas ao que Colomer (2003) aponta como tendência da literatura infantil mais recente: a aproximação das características atribuídas aos dois sexos.

Palabras clave : Gênero; Literatura Infantil; Protagonistas Femininas.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )