SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Meninas em jogos de meninos: um estudo de caso na literatura infantil brasileiraUma discussão sobre a produção de sentidos na leitura: entre Bakhtin e Vygostsky índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

WEBER, Aline; SANTOS, Edmea  y  CRUZ, Mara Monteiro da. Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação. LTP [online]. 2014, vol.32, n.62, pp.59-73. ISSN 2317-0972.

O artigo discute potenciais das tecnologias digitais e suas apropriações socioculturais por crianças e jovens na contemporaneidade. Discute características do perfil cognitivo do leitor imersivo, noções de letramento e alfabetização digital a partir de revisão de literatura e de um caso empírico vivenciado pelas autoras. Por fim, apresenta os potenciais das tecnologias digitais, mais especificamente o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (avas), para a instituição de práticas curriculares e formativas. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a convergência de linguagens e mídias, o que pode potencializar práticas de letramentos e alfabetização em situações formais de aprendizagem e formação, uma vez que crianças e jovens já se apropriam direta ou indiretamente de tais potenciais.

Palabras clave : Letramento; Cibercultura; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )