Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
MORETTO, Milena. Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto. LTP [online]. 2014, vol.32, n.62, pp.87-98. ISSN 2317-0972.
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco e da disciplina Produção Escrita em Língua Materna, da Universidade Estadual de Campinas. Nele, discutimos a importância de se abrir um espaço para a interação verbal em sala de aula. Pautamo-nos em autores que enfatizam o caráter constitutivo da linguagem e daqueles que levam em conta a produção a partir de seu caráter dialógico. Visamos analisar uma das produções realizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que tinha como primórdio a produção de livros a serem expostos na Feira Cultural da escola e, em seguida, depositados na biblioteca da escola para empréstimo aos demais alunos.
Palabras clave : Produção de Texto; Dialogismo; Vozes Sociais; Fracasso Escolar.