SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de textoPor um ensino literário complexo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

NASSIF, Silvia Cordeiro  y  SCHROEDER, Jorge Luiz. Música e imagem: construindo relações de sentido. LTP [online]. 2014, vol.32, n.62, pp.99-114. ISSN 2317-0972.

A música é uma forma de linguagem altamente abstrata e possibilita diversos modos de audição, que vão desde uma relação mais sensorial (ouvir predominantemente com o corpo: vontade de dançar, de bater os pés, de se movimentar etc.), passam por apreensões de caráter mais referencial (ouvir estabelecendo relações com referências extrassonoras: lembrar eventos passados, pessoas, situações etc.), podendo chegar ainda a uma escuta mais propriamente estética (ouvir considerando as relações internas à materialidade sonoro-musical: relacionar obras a estilos, épocas, formas específicas etc.). Discute-se aqui a possibilidade de que o ouvinte não-músico amplie seus modos de apropriação significativa da música, dando especial ênfase à sua dimensão estética. Com esse intuito, apresenta como recurso metodológico uma aproximação entre a linguagem musical e a imagem (pictórica, gráfica, fotográfica e videográfica), num esforço de oferecer uma alternativa mais “concreta” ao abstracionismo musical, fazendo com que sejam criadas referências que possibilitem atingir uma escuta de natureza mais estética do que apenas sensorial ou referencial. A linguagem imagética é utilizada não apenas por ser absolutamente dominante na sociedade contemporânea, mas sobretudo por guardar profundas relações de sentido com a música, que vão desde possíveis associações de caráter até relações mais propriamente estruturais, tais como o ritmo, a energia (variações de intensidades), os modos de organização dos eventos, entre outros.

Palabras clave : Música; Experimentação Estética; Linguagem Musical e Imagétic.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )