SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Cenas de vida numa favela: adaptação teatral de um romance de Dalcídio Jurandir índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

COUTO, Regina Célia  e  VIEIRA, Jarbas Santos. Nos interstícios da identidade nacional e cultural: posicionamentos das professoras na fronteira Brasil-Uruguai. LTP [online]. 2014, vol.32, n.63, pp.29-44. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v32n63dez0003.

Motivados pela constante marcação identitária nacional e cultural na fronteira entre Brasil e Uruguai, problematizamos os discursos das professoras que atuavam no Projeto de Escolas Bilíngues de Fronteira entre Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai. O que significam as identidades brasileira e uruguaia em um contexto fronteiriço? Trabalhamos com a dispersão dos discursos e investigamos tópicos: identidade cultural, nacional, ambivalente. Nesse espaço fronteiriço, as professoras são confrontadas e se movem entre pertencimentos simbólicos e culturais. A posição que elas ocupam nos discursos produz efeito, retroalimenta-se, forma as identidades ao mesmo tempo em que é formada por elas. Identificamos que esses discursos reforçam a diferença cultural. A diferença nacional e cultural é um problema, como no caso da língua, que se resume em identidade. Nesse espaço há uma luta discursiva entre as identidades, mas que resvala na pura ambivalência fronteiriça.

Palavras-chave : Discurso; Identidade; Ambivalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )