SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Devir-música da escrita: experimentações de linguagem para uma leitura sensível em corpo-educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

CARVALHO, Janete Magalhães  y  SILVA, Sandra Kretli da. O cinema como linguagem potencializadora dos processos de aprender-ensinar. LTP [online]. 2014, vol.32, n.63, pp.77-91. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v32n63dez0006.

Objetiva-se, a partir de problematizações decorrentes de processo de pesquisa com alunos de escolas públicas de ensino fundamental, utilizando o cinema, relacionar o tempo vivido, afetivo e percebido no cotidiano escolar com os conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo em sua composição como clichês e como possíveis "cristais do tempo". Tomam-se, como intercessores teóricos privilegiados, Henri Bergson (2006) e Gilles Deleuze (1985, 1990). Utiliza-se, como estratégia metodológica, a pesquisa-intervenção em redes de conversações com os alunos, tendo como disparadora das redes de diálogos a linguagem cinematográfica. Aponta-se que, por meio dos usos de imagens-cinema, alunos ampliam os processos de invenções para outros novos modos de aprender, pois as narrativas cinematográficas possibilitam desconstruir e deslocar os conhecimentos clichês petrificados nos cotidianos escolares, assim como, movimentam o pensamento em busca de abertura para outros modos e outras composições de estar escola.

Palabras clave : Linguagens; Imagens-Cinema; Aprendizagem; Cotidiano Escolar; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )