SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Devir-música da escrita: experimentações de linguagem para uma leitura sensível em corpo-educaçãoEncontros entre literatura e cinema e pensamentos: artes da existência na produção curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

HOLZMEISTER, Ana Paula Patrocinio  e  DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. O que dizem as crianças: rascunhos, rasuras, traçados intensivos de imagens curriculares. LTP [online]. 2014, vol.32, n.63, pp.107-117. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v32n63dez0008.

O artigo apresenta, a partir dos movimentos de produção curriculares desenvolvidos nos parques da cidade de Vitória, a possibilidade de inscrições singulares de si. Linguagens, expressões, intensidades, sonoridades, deslocamentos pelas superfícies de aderências, afetos, emoção, afecções que rascunham, na imanência dos encontros, imagens singulares de um currículo com a educação infantil. Ao trazer algumas problematizações que afirmam a vida no mais alto grau de potência, esses movimentos apostam na possibilidade de o conhecimento se constituir como o mais potente dos afetos: pulsante, vibrante, intenso. Assim, afirma que a produção curricular imanente se constitui como um acontecimento de ações, afetos, sensações e enunciações que vão se configurando em meio ao traçado rizomático de mapas intensivos e extensivos que deixam ver outro modo de problematizar o currículo, a docência e o trabalho com a linguagem na educação infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Linguagens; Imagens Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )