SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63O que dizem as crianças: rascunhos, rasuras, traçados intensivos de imagens curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

PEREIRA, Dulcimar  e  GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. Encontros entre literatura e cinema e pensamentos: artes da existência na produção curricular. LTP [online]. 2014, vol.32, n.63, pp.119-140. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v32n63dez0009.

Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o "outro" de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história "O Pequeno Príncipe" e o encontro dos professores com o filme "O balão vermelho". Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.

Palavras-chave : Currículo Escolar; Literatura Infantil; Cinema; Docência; Infâncias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )