SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Hierarquização e racialização das crianças negras na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

TESAR, Marek. Crianças, Histórias e Segredos: representações de infâncias. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.15-30. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0002.

Os contos de fadas têm um papel importante na educação infantil. As histórias e os livros ilustrados que delas derivam e carregam suas mensagens são instrumentos poderosos que modelam as infâncias. As histórias também fazem parte de todo jardim de infância e dos centros de educação infantil, e o ato de contá-las é uma atividade diária. Este texto sustenta que as histórias, sob qualquer forma, têm por intenção moldar as crianças e as infâncias. Isso é visível por meio das representações de infâncias e crianças contidas nessas histórias e este texto apresenta exemplos de várias culturas e sociedades e de certos sujeitos infantis que são produzidos. As histórias selecionadas aqui ilustram diversas visões sobre a infância e, em particular, seu lugar na Nova Zelândia na atual condição neoliberal. Este texto problematiza a importância das histórias utilizadas com crianças, uma vez que considera potenciais enredos ocultos que permanecem secretos e invisíveis, mas que produzem um discurso igualmente poderoso. O texto analisa o que há por debaixo dos significados óbvios dos belos textos e ilustrações das histórias, sejam elas impressas ou encenadas. Por fim, este texto defende a seleção cuidadosa de histórias para uso em ambientes de primeira infância e difunde a visão de que as histórias são sempre complexas e multifacetadas.

Palavras-chave : Infâncias; Histórias; Representações de Infâncias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )