SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Crianças, Histórias e Segredos: representações de infânciasPáginas fechadas, à espera de leitores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

SANTIAGO, Flávio. Hierarquização e racialização das crianças negras na educação infantil. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.31-47. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0003.

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em um Centro de Educação Infantil da região metropolitana de Campinas. Trata-se de uma investigação etnográfica, envolvendo crianças de três anos. O objetivo é apresentar o impacto da racialização sobre a construção das culturas infantis. A partir dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, relacionados às Relações Raciais no Brasil, procuramos entender a influência macro desse processo nas construções performáticas dos estereótipos sobre crianças negras. Os resultados apontam a existência da reprodução dos preconceitos referentes à categoria racial e a legitimação das hierarquizações sociais que reafi rmam as desigualdades.

Palabras clave : Racismo; Crianças; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )