SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Hierarquização e racialização das crianças negras na educação infantilEstágio de docência e metodologia de ensino de língua portuguesa: literatura como caminho para a formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

PEREIRA, Rosane de Bastos  y  PINTO NETO, Pedro da Cunha. Páginas fechadas, à espera de leitores. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.49-63. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0004.

Este artigo discorre sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), um dos sustentáculos do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Criado em 1997 pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), o programa garante a distribuição de acervos literários, obras de referência e de pesquisa a estudantes e professores de escolas públicas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. O Programa é reconhecido como ímpar no mundo não apenas pelos altos investimentos, mas também pelo seu alcance, visto que todas as regiões brasileiras são contempladas em razão do cadastro anual das escolas feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora ricos acervos literários sejam enviados às escolas, o impasse da leitura permanece, e os livros ainda não foram incorporados ao contexto escolar.

Palabras clave : Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE); Leitura; Escola Pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )