SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Páginas fechadas, à espera de leitoresDe Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

KRAMER, Sonia; SOUZA, Marina Castro e  y  OLIVEIRA, Andrea. Estágio de docência e metodologia de ensino de língua portuguesa: literatura como caminho para a formação. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.65-80. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0005.

Este texto analisa uma experiência desenvolvida no Estágio de Docência na disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa em um Curso de Graduação em Pedagogia em uma universidade brasileira. O texto traz a visão da professora, da doutoranda que fazia o estágio de docência, e da aluna de graduação em Pedagogia, a partir de práticas e interações observadas. As análises se apoiam em uma concepção dialógica da linguagem, em particular na linguística discursiva de Mikhail Bakhtin e na filosofia de Paulo Freire, principais referências teóricas da disciplina em questão. O primeiro item apresenta os objetivos e estratégias, de acordo com o programa e o ponto de vista da professora. O segundo traz os principais conceitos trabalhados na disciplina. Os itens seguintes contêm, respectivamente, o relato da estagiária e da aluna. A partir do programa, das práticas e análises emerge o caminho da literatura como alternativa de formação.

Palabras clave : Estágio de Docência; Ensino de Língua Portuguesa; Literatura e Formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )